Percepção é global e baseada em padrões e regras.
Princípios: Totalidade e Isomorfismo;
Regras da percepção cromática:
- Lei do pensamento;
- Lei da Similaridade;
- Lei da proximidade;
- Lei da Simetria;
- Lei da continuidade;
Os cinco fundamentos básicos da Gestalt - muito usado hoje em dia em profissões como design, arquitectura são:
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples. Quando qualquer material líquido ou duro, seja tinta ou um bastão, atinge uma superfície, assume uma forma arredondada, mesmo que esta não simule um ponto perfeito. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.
Linha
Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direcção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha. Também poderíamos definir a linha como um ponto em movimento, pois quando fazemos uma marca contínua, ou uma linha, nosso procedimento se resume a colocar um marcador de pontos, sobre uma superfície e movê-lo segundo uma determinada trajectória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registo.
A textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tacto. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto por meio do tacto, quanto da visão, ou ainda pela combinação de ambos.É possível que uma textura não apresente qualidades tácteis, mas apenas ópticas, como no caso das linhas de uma página impressa, dos padrões de um determinado tecido ou dos traços super postos de um esboço.
Forma:
A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: quadrado, círculo e triângulo equilátero. Ao quadrado associam-se enfado, rectidão, esmero; Ao triângulo: acção, conflito e tensão; Ao círculo: infinitude, calidez e protecção.
Existe três direcções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal, vertical, triângulo, diagonal, circulo e curva.O movimento:
Um quadro, uma foto ou a estampa de um tecido podem ser estáticos, mas a quantidade de repouso que compositivamente projectam pode implicar movimento, em resposta à ênfase e à intenção que o artista teve ao concebê-los.
Ritmo:
Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenómeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação( explicita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do ritmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente à linguística.
Equilíbrio:
É quando uma imagem está equilibrada, ou seja, tem equilíbrio gráfico, quando todos os elementos que a compõe estão organizados de tal forma que nada é enfatizado, todos passando uma sensação de equilíbrio visual.
Contraste:
O contraste é a diferença de propriedades visuais que faz com que um objecto ou a sua representação em uma imagem distinguível de outros objectos e o fundo. Na percepção visual o mundo real, o contraste é determinado pela diferença de cor e brilho do objecto e objectos dentro do campo mesmo de vista.
Modernismo é o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Encaixam-se nesta classificação a literatura, a arquitectura, design, pintura, escultura, teatro e a música modernas.
O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida quotidiana. Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e iminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
Design é qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefacto.
Actualmente os mais comuns de design são: o design de produto, design gráfico, design de moda e o design de interiores.
Também se designa por design uma prática e ideologia de design que têm suas origens no século XX. Além de ser o estílo característico de design da primeira metade de século XX.
No século XIX, em função do desenvolvimento das novas tecnologias industriais, houve uma necessidade em se criar uma divisão clara entre o artista plástico e o designer.Comunicação
Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos , biológicos e sociais.
O sistema estelar foi o método de criação, promoção e exploração de estrelas de cinema em clássicos do cinema de Hollywood.
Estúdios iria seleccionar promissores actores jovens e criar personas para eles, muitas vezes inventando novos nomes e até mesmo novos horizontes. Exemplos de estrelas: Cary Grant, Joan Crawford e Rock Hudson. O sistema de estrelas pôs a ênfase na imagem, em vez de agir, apesar de aulas de actuação discreta, voz e dança era uma parte comum do regime.
O sistema de estúdio foi um dos meios de produção e distribuição de filmes dominante em Hollywood desde o inicio dos anos1920 até aos anos 1950.
Sonho Americano
O Sonho Americano foi inventado pelo histórico James Tuslow Adams, em 1931. Apesar de o significado da frase ter evoluído ao longo da história , para algumas pessoas, o sonho americano é a oportunidade de alcançar uma maior prosperidade material que não foi possível, no antigo país, ou no país de origem.
James Tuslow Adams
Charles Pathé e Louis Gaumont
Na França, Charles Pathé criou a primeira grande indústria de filmes; do curta-metragem passou, no grande estúdio construído em Vincennes com seu sócio Ferdinand Zecca, a realizar filmes longos em que substituíram a fantasia pelo realismo. O maior concorrente de Pathé foi Louis Gaumont, que também criou uma produtora e montou uma fábrica de equipamentos cinematográficos. E lançou a primeira mulher cineasta, Alice Guy.