sábado, 31 de outubro de 2009

Elementos básicos de comunicação Visual( Ponto, textura, linha e plano)

Ponto

O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples. Quando qualquer material líquido ou duro, seja tinta ou um bastão, atinge uma superfície, assume uma forma arredondada, mesmo que esta não simule um ponto perfeito. Logo pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.


Linha

Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direcção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha. Também poderíamos definir a linha como um ponto em movimento, pois quando fazemos uma marca contínua, ou uma linha, nosso procedimento se resume a colocar um marcador de pontos, sobre uma superfície e movê-lo segundo uma determinada trajectória, de tal forma que as marcas assim formadas se convertam em registo.

Textura

A textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tacto. Podemos apreciar e reconhecer a textura tanto por meio do tacto, quanto da visão, ou ainda pela combinação de ambos.É possível que uma textura não apresente qualidades tácteis, mas apenas ópticas, como no caso das linhas de uma página impressa, dos padrões de um determinado tecido ou dos traços super postos de um esboço.

Forma:

A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: quadrado, círculo e triângulo equilátero. Ao quadrado associam-se enfado, rectidão, esmero; Ao triângulo: acção, conflito e tensão; Ao círculo: infinitude, calidez e protecção.



Direcção:

Existe três direcções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal, vertical, triângulo, diagonal, circulo e curva.
A direcção diagonal tem referência directa com a ideia de estabilidade. É a formulação oposta, a força dir
eccional mais instável, e, consequentemente, mais provocadora das formulações visuais.



Cor

A cor é um fenómeno óptico provocado pela acção de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor tem maiores afinidades com as emoções. Esta tem três dimensões que podem ser definidas e medidas.


O movimento:

Um quadro, uma foto ou a estampa de um tecido podem ser estáticos, mas a quantidade de repouso que compositivamente projectam pode implicar movimento, em resposta à ênfase e à intenção que o artista teve ao concebê-los.


Ritmo:
Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenómeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação( explicita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. O estudo do ritmo, entoação e intensidade do discurso chama-se prosódia e é um tópico pertencente à linguística.



Equilíbrio:

É quando uma imagem está equilibrada, ou seja, tem equilíbrio gráfico, quando todos os elementos que a compõe estão organizados de tal forma que nada é enfatizado, todos passando uma sensação de equilíbrio visual.


Contraste:

O contraste é a diferença de propriedades visuais que faz com que um objecto ou a sua representação em uma imagem distinguível de outros objectos e o fundo. Na percepção visual o mundo real, o contraste é determinado pela diferença de cor e brilho do objecto e objectos dentro do campo mesmo de vista.


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