quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Câmara fotográfica-obturadores

O obturador é um dispositivo que controla o tempo enquanto o filme fica exposto à luz. Quanto mais este permanece aberto mais luz atinge o filme. Este consiste em geral posicionado na frente do plano do filme ou entre as lentes. Assim, fazendo que a luz reflectida atinja o filme fotográfico e nele processe as alterações químicas responsáveis pela formação da imagem. Também se designa por obturador um mecanismo incorporado que controla o tempo que o filme vai ficar à luz, este abre e fecha de modo a permitir a escolha do momento em que queremos tirar a fotografia.


Quando o obturador está fechado, o filme não é atingido pela luz. A função deste é regular a luz que atinge o filme de maneira a que o fotógrafo tenha a capacidade de fotografar em condições de muita ou pouca luz. A sua velocidade controla o tempo de exposição à luz do filme fotográfico. O controle de luz deste faz-se de acordo que este fica aberto. O obturador permite que quando a utilização é a grande velocidade o obturador permite o registo da imagem.


Obturador plano


Obturador no controle de movimento

Sempre que o projecto se move em frente a uma câmara fotográfica a imagem é projectada sobre o filme.







Tipos de Obturadores

Obturador Central:
Consiste em pequenas lâminas que se sobrepõem quando o disparador é accionado. Este é colocado atrás da lente.




O obturador concêntrico compõe-se de um jogo de lâminas de metal que são abertas e fechadas por mei
o de uma mola movimentada pelo mecanismo de transporte do filme, assim este possibilita grandes velocidades de obturação.




Obturador de plano focal

Está localizado no corpo da máquina, em frente ao filme, dando assim vantagem de olhar através da lente, facilitando a focalização. Permite a passagem da luz através da lente.




O obturador dissector encontra-se em câmaras simples.






Sem comentários:

Enviar um comentário