quarta-feira, 14 de abril de 2010

Adição da luz- a temperatura da cor


Temperatura da cor:

Medida de qualidade de cor. Esta permite-nos uma perfeita reprodução cromática que é possível aplicar todas as fontes de iluminação. A tonalidade da luz que irradia as fontes de iluminação se conhece pela sua temperatura de cor.
A cor que percebemos depende da temperatura de cor das fontes de iluminação que iluminam a cena observada. Quanto mais elevada é a temperatura de cor de uma luz, maior percentagem de azuis terá. As luzes de baix
a temperatura, pelo contrário terão uma alta percentagem de radiações vermelhas.



A temperatura de cor também expressa a aparência de cor de luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin(K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais claraé a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente e fria, não estamos a referimos-nos ao calor físico da lâmpada, mas sim à tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais relaxante, luz mais clara torna-se mais estimulante.



Normalmente utilizamos variadas fontes capazes de produzir luz. A listagem seguinte corresponde as que se utilizam com regularidade nos trabalhos de vídeo e televisão.


Luz de um dia nublado 6.000/7000 ºK

Luz de um dia com o céu limpo 5.500 º K

Luz incandescente de halogéneo 3200 ºK

Luz incandescente doméstica 2000 ºK


1 comentário:

  1. euu adr esse trabalho luz e vida / carlos alberto. do rio de janeiro..

    ResponderEliminar