quarta-feira, 14 de abril de 2010

Equipamentos de iluminação- Tipo de reflectores

Tipologias de luz: Dura e Suave

Luz Dura:

Produz sombras bem definidas, com a transição entre a sombra e a parte iluminada bem demarcada. Esta tem os feixes luminosos em uma mesma direcção.




Luz Suave:

Produz sombras desfocadas, indefinidas, com transição entre o claro e o escuro pouco desmarcada. Esta é difusa e não direccional pois os seus feixes luminosos propagam.se em diferentes direcções.

Tipos de reflectores de luz dura:

Follow - Spot:

Possuí um sistema óptico, complexo e sofisticado. A lâmpada acondicionada próximo à superfície reflectida côncava tem como ponto de partida uma luz com feixes já dirigidos. Estes passam por um diafragma para controlar a intensidade luminosa e o foco. O seu feixe é extremamente concentrado, de longo alcance e direccional. O efeito da luz provoca um forte impacto gerando uma sensação dinâmica de alta dramaticidade. Também permite o movimento da personagem em destaque.






Reflector elipsoidal:

Os seus feixes luminosos são concentrados. Tem a transição entre claro e escuro desmarcado. A sua actuação é de longo alcance e provoca forte impacto pelo efeito luminoso que gera.



Reflector spot - Fresnel:

Este foi o último a possuir um sistema óptico, complexo e sofisticado. A sua luz é menos concentrada. Possui um mecanismo de foco que permite aproximar e distanciar a lâmpada em relação à lente, o que resulta em concentrar o feixe luminoso. Tem um grande uso, sendo bastante versátil. Este é mais utilizado em estúdios de televisão.




Tipos de reflectores de luz suave:

Estes não possuem lentes e o sistema óptico é mais simples.

Reflectores Fill-Light :

Possuem sistema óptico, simples e de pouca actuação. Não contém lentes portanto torna-se fácil de transportar e utilizar fora do estúdio. O feixe luminoso é direccional. Gera sombras com transição entre o claro e o escuro, bastantes suaves.



Reflectores scoopy:

O feixe de luz é bastante aberto e o controle de foco tem pouca actuação. Permite aproveitar o fluxo luminoso da lâmpada. Equipamento de fácil manuseio. Foi o último reflector da série suave. A sombra gerada pelo scoopy é indefinida, pouco precisa, a transição entre o claro e o escuro é pouco percebida. Excelente equipamento para iluminar grandes áreas, assim não exige delimitações precisas.






Reflectores Mini-Light:

é pequeno, leve, fácil manipulação, não possui mecanismos ópticos nem lentes sendo rectangular. A luz é pouco concentrada gerando sombras suaves. Permite uma área de cobertura menor. Excelente equipamento para iluminação de ciclo-ramas.



Reflectores Soft-Light:

As sombras geradas não são muito percebidas. O feixe luminoso é indirecto, pouco concentrado e não direccional. Tem pouco alcance e pequena área de cobertura.






Reflectores rebatedores:

Serve para rebater a luz gerada por outras fontes duras. Espalha-se por todas as direcções. O seu feixe luminoso é desconcentrado. Espalha uma abertura de cento e oitenta graus., fazendo que nenhuma sombra seja percebida. É um óptimo reflector para preenchimento de cenas.










3 comentários: