domingo, 18 de abril de 2010

A cor como fenómeno social- a cor na publicidade



Em relação a publicidade, quanto as cores pode haver várias formas de as utilizar, como por exemplo:

  • Vermelho: chama a atenção sendo motivante, assim é recomendada para anúncios;
  • Amarelo: estimulante, é visível à distância. É mais indicada para anúncios que esteja relacionado com a luz;
  • Verde: é estimulante, oferece uma sensação de repouso. Indicados para anúncios que o objectivo é despertar para o frio e verduras;
  • Azul: Possuí um grande poder de atracão sobre o individuo, pois desperta para água, mar e rio.
  • Roxo: acalma o sistema nervos, é utilizado em artigos religiosos e funerários;
  • Púrpura e ouro: utilizados em artigos de alta categoria e luxo;
  • Marrom: pouco recomendável na publicidade;
  • Violeta: entristece, portanto não se deve utilizar em publicidade;
  • Cinza: utiliza-se para atitudes neutras e diplomatas;
  • Preto: gera frustração;





As cores podem causar estímulos diferentes e são divididas em cores quentes e frias.
As core quentes são cores que chamam a atenção, no caso das frias são cores discretas o que mexe por vezes com os sentimentos do ser humano.




A publicidade usa a técnica para atrair o público-alvo estimulando a que façam a compra.
O seu objectivo é despertar os consumidores, e a cor consegue ser bem utilizada pois atrai emocionalmente.




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